Dois curta-metragens que marcaram minha infância

curtra-metragens-infancia-blog-anonimo-provisorio-2017

Minha infância foi muito influenciada pela TV Cultura, único canal que mainha me deixava assistir porque julgava os desenhos dos outros canais inapropriados e violentos pra mim. Eu nem reclamava e adorava toda a programação. Chegava em casa, fazia minhas atividades e ia correndo pro pé da tevê assistir tudo até chegar o Sem Censura da Leda Nagle que passa até hoje, haha. (Só que como eu escrevi esse post 9 meses atrás, infelizmente a Leda não é mais a apresentadora do programa. Sim, uma gestação pra liberar o post. Não me julguem!).

Durante algum tempo, o que dominava os intervalos comerciais eram os curta-metragens. Como a tevê daqui é uma filial (a TVE), eu não sei se os curtas passavam em todo o Brasil, então separei alguns que marcaram minha infância e que eu adorava assistir. Na busca por eles, assisti novamente e matei a saudade ♥

Que Horas São? – (dir. André Pellenz, 2007)

César, um garoto que vive numa pequena cidade onde ninguém mais sabe que horas são, por causa de um forte temporal que danificou relógios e telefones.

É o último dia do ano, e para rever Luiza, a primeira paixão de sua vida, César precisa descobrir as horas para salvar a festa de Ano-Novo. Ele descobre como fazer um relógio de sol, para ajustar um velho despertador, único relógio mecânico com chances de ser consertado. E luta justamente contra aquilo que quer medir – o tempo.

Quem quiser assistir, aqui está o curta completo.

Maré Capoeira – (dir. Paola Barreto Leblanc , 2005)

Maré é o apelido de João, um menino de dez anos que sonha seguir o exemplo do pai e ser mestre de capoeira, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. Um filme de amor e guerra.

O curta metragem está disponível no site Porta Curtas com todas as informações de elenco, roteiro e ficha técnica. Assista aqui.

Existiam outros, inclusive tem um que eu me lembro de algumas cenas mas, infelizmente não consegui lembrar o suficiente pra achá-lo. Esses foram o que eu consegui encontrar.

Quem acompanha o blog a algum tempo sabe que eu já fiz um curso free de cinema, numa biblioteca, em que o foco eram os curtas, inclusive no final do curso seria apresentado como trabalho de conclusão um curta metragem, só que por azar do destino, foi o ano da copa e depois da copa o curso não voltou. Mas meu desejo de produzir um curta nunca acabou. Quem sabe um dia, não é mesmo?

P.S.: Já viram a minha lista 101 coisas para fazer em 1001 dias? Dei uma atualizada linda por lá!

Deixe um comentário

